28 de maio de 2009

Sopro Inocente

Ontem foi dia de exame, como não podia tirar meio dia de férias tirei o dia para férias. De manhã aproveitamos para passear um pouco.
Ela estava sempre a perguntar: "Oh mãe, hoje não vais tabaiar?" , sempre agarrada a mim para que eu não saisse para lado nenhum sem ela :) parece mesmo uma lapinha!
Fizemos o exame, portou-se muito bem, a Dra conseguiu fazer o exame sem qualquer problema e confirmou o que o nosso médico de familia nos disse, é um sopro inocente (o pediatra nunca nos disse nada sobre esse assunto, pagamos caro pelas consultas e dps é assim). A dra ficou muito admirada de ser o médico de familia a ouvir, pq é mesmo mt pequeno.
"Sopro é um som que se ausculta no tóraz da criança com o estetoscópio. Este som é produzido pelo sangue à medida que atravessa o coração ou vasos sanguíneos do corpo.
Sopro não é sinónimo de doença e pode ser encontrado em 50-70% das crianças saudáveis. Por isso, se auscultarem um sopro ao seu filho, não lhe estão a dizer que tem uma doença. No entanto, em algumas situações tal som pode estar associado a doenças de coração.
A grande maioria dos sopros cardíacos, por não estar associada a doença cardíaca, são chamados de sopros inocentes. Estes sopros têm caracter benigno, sem sintomas, e não condicionam o crescimento das crianças. São mais facilmente auscultados em situações de febre, choro ou esforço físico. Um sopro inocente não necessita de acompanhamento médico nem de tratamento porque o coração é normal, e não implica alterações na actividade física do seu filho. Assim, após ter sido diagnosticado que o sopro é inocente, o seu filho tem alta da consulta de Cardiologia Pediátrica."
Dra Isabel Menezes

3 comentários:

Graça disse...

Felizmente não é nada de cuidado :) :)

Bj *******

Adriana disse...

Ainda que esta tudo normal!!
Bj grande ;)

Ana Santos disse...

Ainda bem que é inocente.
Tenho uma colega que foi ao continente com a filhinha de 4 anos fazer um cateterísmo por ter um sopro no coração descoberto recentemente.
Beijos,
ana e seus tesourinhos

Enviar um comentário

Obrigado pela vossa querida visita!